terça-feira, 15 de março de 2011

Caixa Coelhos

Os coelhos caipiras, em arte francesa, colocados em caixa de mdf com vidro dá um aspecto gracioso e delicado no que pode ser um presente para a Páscoa, independente do chocolate.

Páscoa
O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Este termo também é encontrado na Grécia Antiga como Paska, porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
O conhecimento da Historia dos povos nos revela que entre os povos europeus era realizada uma festa de passagem a milhares de anos atrás, principalmente na região do Mediterrâneo. Os gregos, por exemplo, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. O fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois significava o fim de uma estação de escacez para uma que propiciava a produção de alimentos.
Para os Judeus esta data tem um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos.
A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Entre os cristãos, esta data celebra a ressurreição de Jesus Cristo e celebra a passagem de Cristo da morte para a vida.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data, pois representa a fertilidade. Como na antiguidade o índice de mortalidade era muito alto, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Tanto para o judeus quanto para os cristãos, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa, independente do material que seja confeccionado, também estão relacionados a fertilidade e a vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII

Música do Coelhinho da Páscoa
Coelhinho da Páscoa
(Letra e música de Olga Bhering Pohlmann)

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!

Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!

Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!

Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem.
Volte sempre!