sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Palavras havaianas

Aloha, Mahalo para todos!
Aloha - Aloha tem dois significados principais. O primeiro define Aloha como um cumprimento, ou seja, você pode dizer Aloha quando for falar ‘oi’ ou ‘tchau’. O segundo define Aloha como o verbo amar, adorar, e o substantivo amado, adorado.

Para os havaianos, ALOHA significa muito mais do que um "alô", um "adeus" ou "amor". Seu significado maior é: compartilhar (alo) com alegria (oha) da energia da vida (ha) no presente (alo). Ao compartilhar essa energia nos conectamos ao Poder Divino, que os havaianos chamam de mana. E o uso amoroso deste poder é o segredo para se obter saúde, felicidade, prosperidade e sucesso verdadeiros.
Aloha :.amor, afeto, compaixão, clemência, graça, caridade, cumprimentando alguém, condolência, piedade, bondade, sentimento, amando alguém...
ALOHA NUI = Amor Supremo.
Mahalo - Assim como Aloha, mahalo deve ser esperimentado. Na língua havaiana significa respeito. Mahalo, que na nossa língua se pronuncia "marralo", também é comumente usada para agradecer alguém.
Mahalo. Obrigado, gratidão; agradecer. Mahalo nui loa. [mah hah' loh noo'(w)ee loh'(w)ah] Muito obrigado! `Ôlelo mahalo [OH' leh loh mah hah' loh] elogio. Mahalo â nui [mah hah' loh (W)AH' noo'(w)ee] Muito obrigado! Mahalo â nui no kou kôkua pono. [mah hah' loh (W)AH' noo'(w)ee Koh' Kua Pô' Noo(w)] Muito obrigado por sua ajuda no momento em que mais precisei. 2. Mahalo. Admiração, elogio, estima, abraços, cumprimentos, admirar, elogie, aprecie. `O wau nô me ka mahalo. [oh vau NOH' meh kah mah hah'loh] Eu sou, [seu] respeitosamente. Ka mea i mahalo `ia, Laki [kah meh'(y)ah ee mah hah'loh ee'(y)ah, lah' kee] O estimado"Laki".
Mahalo :obrigado, gratidão, agradecer.
Lokahi = unidade com a terra expressa harmoniosamente.
Ahouni = paciência, que se expressa na perseverância.
Olu’Olu = concordância, que se expressa na afabilidade.
Há’aha’a = humildade, que se expressa na modéstia e na discrição.
Akahai = gentileza, que se expressa na ternura.

24 comentários:

  1. Muitoo perfeito, amei simplesmente ameii, magnificoo, salvaram meu pescoço, UHUUL soou muitissimo grata a voocês (!) :DD'

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMOO site!! achei o que procurava!! muito obrigada! muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber algum site, dicionario ou algo do tipo que eu possa saber como sao algumas palavras do nosso portugues em havaiano, e gostaria de saber se vcs sabem como e CORAGEM em havaiano. obrigado

    ResponderExcluir
  4. Aloha Dee,
    É legal você baixar um dicionário, entre neste link para baixar um grátis:
    http://www.babylon.com/definition/l%C3%ADngua_havaiana/Portuguese

    Entre também neste site, pois é muito bom:
    http://www.huna.org/html/paciencia.pdf

    Coragem em havaiano é Wiwo'ole.
    Mahalo!

    ResponderExcluir
  5. GAndei fazendo umas pesquisas e algumas pessoas me dizem que paciência é Ahonui e outros dizem que é Ahouni. Qual é o correto??
    Desde já agradeço a resposta

    ResponderExcluir
  6. Por favor,gostaria de saber se existe algum programa ou site onde eu possa fazer a tradução/conversão da língua portuguesa (ou inglesa) para o havaiano...ou inverso...Já pesquisei no GOOGLE e não encontrei nada.
    Obrigada.Neusa

    ResponderExcluir
  7. como se escreve "amigo" em havaiano,
    por acaso é hoa aloha

    ResponderExcluir
  8. Aloha... grande sabedoria as palavras...adorei
    entra no meu blog..lili-mattos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. lany quer dizer céu, é o nome da minha cadela eheh

    ResponderExcluir
  10. Amei o site! tudo qe eu procurava ta aqi ! Obga!

    ResponderExcluir
  11. sou um adepto d dialetos havaianos no meu vocabulario.
    aprendi outros aki
    mahalo e tomaika a todos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    meu filho(19 anos), está pensando em abrir uma pequena loja(surf/skate), quem sabe também confeccionar.
    Então..., estava a procura de um nome para a marca/loja, aí pensei em um nome Hawaiiano(é assim que se escreve?) e acabei encontrando seu blog. Se permitires vou seguir.
    Visite o meu, se achar interessante, siga.

    ResponderExcluir
  13. Por favor,

    Como seria a escrita da palavra "proteção" no vocabulário havaiano?

    Agradeço previamente.

    Att.,

    Lua.

    ResponderExcluir
  14. estou precisando saber com urgencia a traducao para o idioma havaiano da frase : casal havaiano

    ResponderExcluir
  15. No Havai a lingua utilizada é o inglês podendo então dizer: hawaiian couple (casal havaiano). No dialeto Havaiano pode usar a palavra "male" para casal ou casado.

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia!!!! Alguem sabe me dizer como se escreve PURA MAGIA... e SIMPLES ASSIM... Em dialeto hawaiano ou polinesio.....Ou alguma expressão qu fique proximo disso.....Se alguem souber e puder me responder por email.roquejuliano@hotmail.com

    Valeu galera

    ResponderExcluir
  17. Show... O Único Lugar Que Ache O Significado Claro Da Palavra Mahalo... Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. como se escreve "eu amo meu irmão em havaiano"?

    ResponderExcluir
  19. Ola, gostei bastante dos posts...ja fui ao Hawaii e com certeza é o lugar mais bonito que já estive...Amo o MAR, sinto a presença de Deus quando o vejo... e Posso imaginar a grandeza de Deus, fez o MAR perfeito, a água para no momento exato, mas é tão imenso ao mesmo tempo, tão infinito para quem olha... não esparrama alem do necessario...Vive, é vivo...Que perfeição...que maravilha e é gratuito...Deus é maravilhoso...
    Visitem www.camisetashawaii.com, faço as camisetas porque sou apaixonada por tudo isso, toda essa natureza...Abs.

    ResponderExcluir
  20. eu gostaria de uma tradução correta de uma musica havaina, mas não encontrei, vc pode me ajudar?
    josiejanio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Aloha alguém me sabe dizer como se diz a palavra animais em havaiano ? Mahalo.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Gostei bastante do seu post, sou apaixonada pela cultura Havaiana!

    Escrevi um post no meu blog com outras palavras em havaiano tb, olha lá: https://www.queridajornada.com.br/palavras-havaianas-significado/

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem.
Volte sempre!